Esse é um assunto que rende muitas discussões na maioria das repúblicas. Na maioria das vezes são dois lados envolvidos: quem sujou a pia da cozinha e quem encontrou-a suja. Como lidar com isso? Eu costumo dizer que antes de despejar palavras em cima das pessoas, é preciso fazer um exercício de se colocar em sua posição. Eu sei que na hora da raiva é impossível. Mas vamos lá! Eu não estou com raiva de ninguém agora, então deixa eu te ajudar.

Barriga cheia e lavar louça não combinam

Essa é a situação que chamarei de número 1. Me lembro de um dia que quis fazer um agrado para Mili: fritei um ovinho caipira, esquentei uma carninha, arroz e feijão e entreguei na cama para ela. Dica: mulheres amam isso ;)

Acabamos de jantar e partimos para uma garrafa de vinho. Quando a garrafa acabou já era mais de meia noite e no dia seguinte eu tinha que trabalhar! Lavar louça? Nem amarrado!! Vai ficar pro dia seguinte…

Pra deixar a nossa situação 1 ainda mais agravante: antes de fazer a janta dei aquela geral na pia. Deixei ela brilhando. Daí você soma: o trabalho de limpar antes de cozinhar com o horário que a brincadeira terminou e não tem como limpar de novo.

No dia seguinte, Dani encontrou a pia suja e reclamou. Ela não estava fora de sua razão nem de seu direito. Mas o que você faria no lugar?

Chamei a galera para um almoção de domingo e a pia tava imunda

Essa é a situação número 2. É tenso e dá raiva. Você combina com alguns amigos de queimar uma carninha na churrasqueira elétrica, fazer um arroz e coisa e tal. Daí quando chega em casa com as compras encontra a cozinha igual um chiqueiro! Além de se aborrecer lavando bagunça que não é sua, você ainda vai ter que lavar a sua depois! Tenso…

Isso aconteceu comigo em outra república várias vezes. No apartamento que eu morava antes de me mudar para o atual encontrava com muita frequência a pia cheia. Qual a solução?

Lave o que é seu, de preferência logo após sujar

Isso é o ideal para você e para as pessoas que moram com você. Para evitar ambas situações, procure logo após sujar, lavar suas vasilhas. Se, assim como eu, você tem uma preguiça infinita, deixe no canto da pia e avise que vai lavar depois, mas não passe de um dia senão já é sacanagem!

Outra coisa que ajuda muito as outras pessoas é lavar apenas o que é seu. Dessa forma você não se sobrecarrega, evita surpresas e não acomoda os outros. Se sempre que alguém deixar um prato lá você lavar, a pessoa acostuma. Até você se acostuma se for o contrário.  Portanto, não é maldade largar a panela que seu colega sujou na pia. E cobre que ele faça o mesmo. O mais importante de morar sozinho (fora da casa dos pais) é que se você não se mexer nada acontece!

Dica especial para facilitar a limpeza

Preguiça todo mundo tem! Faz o seguinte: deixa a sua louça ali no cantinho da pia e sapeca Multiuso Kimaflor em cima. É ótimo para desengordurar as coisas e facilita muito a limpeza depois. Daí fica moleza!